quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ashtanga Yoga e o caminho para a purificação


""O Yoga é o caminho da purificação e da transformação. Isso significa que podemos esperar por muitas mudanças físicas, mentais e emocionais no decorrer de nossa prática.

Geralmente, todo tipo de movimento de transição em nossa prática vai dos aspectos mais grosseiros de nós mesmos aos mais sutis. O significado disso é que tendemos a passar mais por mudanças físicas inicialmente e, com o passar do tempo, iremos experimentar mudanças mais sutis em nossos estados mental e emocional.

Yoga é um processo no qual nos empenhamos em despertar e trazer à tona as partes mais essenciais de nosso Self. Ao utilizar a palavra “essenciais”, eu me refiro àquelas partes de nosso Self que são transcendentes e que não mudam com o passar do tempo.

Quanto mais nos distanciamos do que é natural ou essencial em nosso Self, mais elementos “extras” carregamos conosco em nossas vidas. Comemos mais do que precisamos, possuímos mais bens do que é preciso, falamos mais do que o necessário e por aí vai. Não é tanto o fato de vivermos com esses elementos extras, mas o apego e a identificação que criamos com essas coisas que são nocivos e causam sofrimento. Quanto mais forte o apego e a identificação com tais elementos extras, mais estaremos propensos a esquecer nosso Self essencial. Ter uma consciência dos aspectos essenciais do Self é, de muitas maneiras, a essência do que é a prática de Yoga.

Então, quando embarcamos no caminho do Yoga, nós começamos a praticar e viver nossas vidas de tal maneira que começamos a nos livrar desses “extras”.

O que você pode esperar inicialmente é que seu corpo vai começar a passar por algumas mudanças muito fortes e por vezes dramáticas, especialmente nos primeiros 6 meses de prática diária dedicada e intensa. Você vai começar a desenvolver o que se conhece por “tapas”, ou calor na sua prática, no seu corpo. Isso irá resultar em transpiração abundante (claro que em algumas pessoas mais do que em outras). Para alguns, o corpo exalará odores bastante fortes. A pele de muitas pessoas passa por mudanças. Podem aparecer acnes, brotoejas e afins. Em casos mais extremos, algumas pessoas podem desenvolver grandes bolhas.

Outros sintomas diversos de purificação começarão a aparecer para a maioria dos praticantes. É bastante comum aumentar a ocorrência de gripes, resfriados e febres, assim como dores-de-cabeça, sonolência e tontura. É importante aceitar e respeitar essas mudanças – elas podem ser bastante profundas no seu sistema. A minha recomendação é que você tire um tempo extra para descansar e permanecer quieto. Você pode também ficar atento à tendência de ficar sempre ocupado e começar a reduzir o número de atividades do dia.

Naturalmente, pelo fato da prática de asana ser tão rigorosa, você pode esperar por mudanças drásticas tanto no seu físico como na saúde geral de seu corpo. Você vai ficar significativamente mais forte de uma maneira bastante equilibrada e integrada. Especialmente a força “central” do seu corpo vai aumentar. O “central” aqui refere-se à área do baixo tronco e regiões pélvicas. Foi demonstrado que força nessas regiões traz um dramático aumento na função de equilíbrio, suavidade de movimento e rapidez dos reflexos. É senso comum que o desempenho atlético pode melhorar significativamente pelo desenvolvimento da força “central”. A flexibilidade de todas as áreas de seu corpo tenderá a aumentar dramaticamente.

Outro setor que melhora e que é freqüentemente esquecido é o aumento da funcionalidade do sistema gastrintestinal. A freqüência de flexões para frente na prática de asana limpa e recondiciona profundamente os órgãos digestivos. A maioria das pessoas na nossa cultura e sociedade modernas tem algum grau de distúrbio digestivo ou intestinal devido a dietas não saudáveis e estresse. Constipação e gases em excesso acabam por se tornar a norma para a maioria das pessoas. Uma notícia afirmou que muitas pessoas carregam até 20-30 quilos de fezes não digeridas em seus corpos o tempo todo! Um sistema gastrintestinal funcionando bem é vital para o adequado funcionamento do nosso sistema imunológico e do equilíbrio hormonal. Tanto a saúde física como a mental são dramaticamente afetadas pela condição dos nossos sistemas digestivos.

Assim, umas das áreas onde podemos focar à medida que mergulhamos mais profundamente em nossas práticas é o maior nível de consciência e cuidado com o quê, quando e como colocamos comida em nossos corpos. Irei falar mais elaboradamente desse assunto em outro momento.

Então, quando você começar a tornar-se mais saudável e mais em harmonia fisicamente, vai notar que a sensibilidade dos seus sentidos irá aumentar e aguçar. Os sentidos de olfato, visão e audição vão ficar mais afiados e claros. Você vai sentir mudanças de temperatura e pressão em diferentes partes de seu corpo como nunca sentiu antes. Muitas pessoas declaram ter um aumento na sensibilidade e profundidade no paladar. Aquilo que era saboroso anteriormente se torna salgado, amargo, picante ou doce demais. Você vai se ver começando a sentir necessidade de comidas que têm sabores mais sutis ou mesmo mais simples.

O processo de purificação começará a afetar você mentalmente, emocionalmente e fisicamente. Geralmente, desequilíbrios crônicos se tornam mais agudos antes que qualquer processo de cura profunda aconteça. Você vai notar que seus pensamentos e emoções se tornarão mais intensos e algumas vezes frenéticos, causando períodos de grande desconforto. Mau humor e acessos de irritação e impaciência são comuns durante esse período. Apesar de algumas vezes parecer que você vai ficar louco, essa etapa do processo é importante e necessária. Então não se preocupe muito com isso. Também é comum ter sonhos intensos e imaginação bastante colorida.

O resultado desse tipo de purificação mental, emocional e física é que você vai se notar cada vez mais sensível e alerta com relação ao seu próprio estado mental, assim como ao estado e energia das pessoas e ambientes à sua volta. Muitas pessoas reportam um aumento na ocorrência de experiências psíquicas (ler a mente de outras pessoas, antecipar eventos que não tinham relação, assim como um aumento na ocorrência de sincronicidade). Resumindo, você vai ficar mais sensível à “energia” das pessoas, lugares e coisas. Você vai ficar mais sensível àqueles aspectos da nossa realidade que permanecem escondidos ou não vistos pela maioria das pessoas. Ao longo do tempo, isso não vai parecer tão incomum para você. O que é mais estranho é como a maioria de nós pode ser tão cega e inconsciente para aspectos tão básicos de nossa existência por tanto tempo.

Mais uma vez, ao passar por esse processo, esteja certo de ter bastante respeito e aceitar as mudanças sutis e mesmo as não tão sutis que forem ocorrendo. Esse caminho do Yoga, esse caminho de purificação, é muito, muito poderoso. Você vai despertar grandes reservas de energia, vitalidade e poder interiores que você talvez nunca soubesse que tinha. Sempre que você desperta ou entra em contato com esses tipos de energias, é importante se dar conta que quanto maior o poder, maior deve ser a responsabilidade. Pela sua natureza, o propósito desse poder não é a satisfação dos seus desejos egoísticos. Na verdade, fazer isso é insensato e perigoso em muitos aspectos. Reflita profundamente e cautelosamente sobre esse processo e cuide-se bem.

Hari Om! Govinda Kai""