Drishtis: reeducando os órgãos dos sentidos
Drishtis
são pontos focais específicos em que nos empenhamos durante a
meditação ou prática de asanas.
Os
antigos yoguis descobriram que, para onde nosso olhar é direcionado,
nossa atenção dirige-se naturalmente. Nossa qualidade de foco
determina também nosso estado mental, ou a qualidade de nossos
pensamentos. Quando o olhar é dirigido e fixado a um só ponto, a
mente diminui a resposta a estímulos externos.
Trazendo
o foco para nosso próprio corpo, nosso próprio campo espacial, a
consciência se move para dentro e a mente permanece menos sujeita a
estímulos externos. Através desta prática, além de aprimorarmos a
concentração,
aumentamos a circulação sanguínea no local, estimulando e
revitalizando músculos e nervos óticos,
A
prática de drishtis deve ser introduzida lenta e suavemente, sem
forçar o olhar nem tencionar os lábios, a língua, os músculos da
face ou garganta. De início pode ocorrer uma leve tontura e até
mesmo dores de cabeça, decorrentes da alteração da referência
espacial que o olhar nos propicia.
Com
a prática constante, o foco nos drishtis torna-se então uma
ferramenta contra distrações. Evitando olhar para o lado nos
abstemos de sentimentos de comparação ou competitividade. Ao
controlar o olhar e observar o que nos instiga a conduzi-lo (sons,
pessoas, odores, etc) vamos aprimorando Pratyahara,
o
controle dos sentidos.
Como uma suave reeducação destes instrumentos, nos apropriamos de
nossos órgãos sensoriais, utilizando-os na promoção de uma mente
mais serena e equânime.
No
Ashtanga Vinyasa Yoga 8 drishtis principais são utilizados :
Nasagrai
Drishti
–
Foco do olhar na ponta do nariz (usado, por exemplo, em Samasthittih
e
Chaturanga
Dandasana).
Angustha
Ma Dyai Drishti – Foco do olhar nos polegares
(usado, por exemplo, em Virabhadrasana
I).
Nabhi
Chacra Drishti – Foco do olhar no umbigo (usado, por
exemplo, em Adho Mukha).
Parayoragrai
Drishti – Foco do olhar nos dedos dos pés (usado,
por exemplo, na maioria das flexões a frente sentado).
Hastagrai
Drishti – Foco do olhar nas mãos (usado, por
exemplo, em Utthita Trikonasana
e Virabhadrasana II).
Parsva
Drishti – Foco do olhar para longe
à direita ou à esquerda (usado, por exemplo, em Marichyasa C e D)
Urdhva
Drishiti (ou Antara
drishti
)
–
Foco do olhar para cima (usado, por exemplo, em Ubhaya
Padangusthasana).
Broomadhya
Drishti
– Foco no terceiro olho (Ajna Chakra), entre as sobrancelhas
(usado, por exemplo, em
Urdhva
Mukha Svanasana).