terça-feira, 9 de agosto de 2011

Yoga Mat - Limpando seu tapete de prática!




Encaixar o Yoga em nossas agendas diariamente é um grande desafio, mas é fundamental também encontrarmos um tempinho para a higiene de nossos tapetes. A limpeza regular de seu mat vai mantê-lo cheiroso e aderente, impedir a proliferação de bactérias e maximizar sua vida útil.

Como geralmente são feitos de borracha, a melhor maneira de limpar seus tapetes é mesmo lavá-los à mão quinzenalmente. Aqui estão algumas dicas de como realizar tal façanha:
  • se você possui quintal ou varanda, coloque seu mat sobre o chão e esfregue-o com uma vassoura macia ou esponja. Pode-se usar algum detergente suave ou mesmo sabão líquido. Enxague abundantemente e pendure-o até que seque completamente.

  • se você mora em apartamento, a maneira mais fácil é mesmo levando-o para o banho! Pendure seu tapete no box do chuveiro, esfregue um dos lados, enxague, vire do outro lado e faça o mesmo. Então deixe secar completamente pendurando-o próximo à janela ou na área de serviço.
  • No dia-a-dia, para uma limpeza mais rápida, experimente usar um spray com água e algumas gotas de óleo essencial de Tea Tree após cada prática. Este óleo é um anti-séptico e anti-fúngico natural, ajudando a manter seu mat limpo sem a necessidade de químicos ou detergentes abrasivos. Lembre-se de deixar secar bem antes de enrolar e guardar seu mat.
  • Outra fórmula caseira simples para o spray é misturar 1 parte de água morna com 3 partes de vinagre branco, preferencialmente de maçã e orgânico.
Existem também certos produtos específicos no mercado americano elaborados exclusivamente para a limpeza de mats.

Um mat higienizado também vai depender muito da limpeza do porta mat, bem como do assoalho do espaço em que o praticante escolher para a prática de Yoga.

A principal função de um bom mat para a prática do Yoga, além de proteger da friagem do chão, é a de reduzir o risco de acidentes e permitir que mãos e pés tenham uma tração firme e não escorreguem durante a execução dos ásanas. Desta forma, é de suma importância que o mat seja bem aderente ao solo.

Quando o mat começar a se esfarelar ou desintegrar está na hora do praticante adquirir um novo e quem sabe desta vez um que seja mais natural e ecologicamente correto, com bom preço e que agregue um justo custo e benefício.