terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sobre Pranayama, Bandha e Drishti

Conferência Pattabhi Jois, França, 1991.

Pergunta: Yann está perguntando se você está ensinado pranayama.

Resposta: De acordo com o método de Ashtanga Yoga, o ensinamento de pranayama é algo difícil. Difícil quer dizer que as posturas primárias e as intermediárias devem estar perfeitas, e um pouco das avançadas. Depois eu ensino pranayama.

Por quê? Por causa do enorme complexo do sistema nervoso que existe dentro. Você faz pranayama com todos eles. (O corpo tem milhares de diminutos canais de energia – pranayama movimenta o prana por todos esses canais.) Fazer pranayama significa controlar a inspiração e a expiração. Controle da inspiração, controle da expiração. Conforme isso vai acontecendo, um sistema nervoso diferente também vai acontecendo. A respiração atinge todo o sistema nervoso. No momento em que alguma das partes não está livre (durante a prática de pranayama a energia se movimenta por todo o sistema. Se em algum ponto a energia estiver bloqueada), naquele lugar a circulação sangüínea pára completamente. O corpo então fica em perigo.

É por isso que as Shastras dizem: “Tasmin sati asana siddhi sati”. Você faz pranayama. Não para siddhi, não faça. (Não faça pranayama com o propósito de obter poderes.) Vocês entendem? É o que o sutra diz. Shastra. Shastra é muito importante. É por isso que primeiro você deve ter controle sobre o seu corpo. Você ainda não controla o seu corpo. Vocês entendem?

Você faz paschimottanasana, então eu empurro (ajuste). Ah! Dor. O seu corpo não está controlado, não está sob o seu controle. Primeiro você se dedica ao controle do seu corpo, em seguida o sistema nervoso vem automaticamente. Terceiro, faça pranayama. O controle da mente então estará a caminho/acontecendo. Controle do corpo, controle do sistema nervoso, controle da mente. Os 3 são muito importantes. Anamaya, depois pranamaya – os cinco revestimentos do corpo como um todo. Vocês conhecem os cinco revestimentos?

Anamaya – corpo do alimento/comida (físico)
Pranamaya – corpo do prana (energético)
Manomaya – corpo mental
Vijnanamaya – corpo de sabedoria
Anandamaya – corpo de êxtase / beatitude

Um revestimento, o primeiro, Anamaya, é o corpo que você vê. Este corpo – é Anamaya. Você come, ele se desenvolve, cresce. Se alimenta com comida, ele cresce – é isso. O segundo, Pranamaya: primeiro você adquire controle sobre o seu corpo físico, depois Pranamaya. Isso acontece só depois que você adquiriu controle sobre o seu sistema respiratório. Você está praticando, mas não a respiração, não está no mesmo nível. A inspiração e a expiração não estão no mesmo nível (a respiração não está igual – a inspiração não é igual à expiração), então primeiro você busca isso. Mesmo nível significa controle do corpo, depois, controle da respiração. Com o controle da respiração, automaticamente você chega ao controle da mente.

“Cale vatam cale cittam.”

Vata significa “ar”, respiração. O controle da respiração é muito difícil. Vocês entendem? Não é fácil controlar a respiração. É preciso praticar e praticar e praticar mais. Então você chega (encontra) ao controle. E o controle da mente automaticamente vem também. A respiração está sempre vindo e indo, vindo e indo; a sua mente também está vindo e indo. Este é o método.

Pergunta: (algo sobre o uso de bandhas e drishtis)

Resposta: com todos, sim, sem eles, não tem uso. Você deve se dedicar à pratica de asana incluindo bandhas, respiração, olhar. Todos devem ser incluídos. Não deve praticar sem. Não é algo separado. Deve incluir todos eles – sem incluí-los – não há serventia. Quando for ensinar, deve dizer o mesmo! Na sua prática individual, deve seguir isso, entende? No momento em que for ensinar. Pega alguma posição. Você deve buscar uma respiração igual. Cinco vezes, ou 10, ou 8, como for, essa é a respiração que você deve ensinar. Depois, na prática individual, você fica mais tempo. Este é o método de se praticar. É o método para a prática do yoga.

Fim da entrevista.

Depois da aula.

Pergunta: existe um método específico para controlar Mulabandha? É possível fazer Mulabandha inspirando e soltá-lo ao expirar, de maneira a adquirir controle aos poucos?

Resposta: Mulabandha – expire completamente, expire, expire, expire, completamente, você faz mulabandha. Neste momento ele vem. Você pode praticar. Em todos os asanas, Paschimottanasana, Ardha Baddha Padma Paschimottanasana, todas as posturas primárias, em todas você faz mulabandha, ele facilita os asanas (com mulabandha os asanas ficam fáceis). Sem mulabandha, muito difícil. É por isso que expirar, expirar, expirar, traz controle para mulabandha.

Rechaka significa expiração. Expire completamente, expire, expire, expire, expire, depois faça mulabandha.

Você expira completamente, faz mulabandha, depois começa a inspirar, neste momento você faz uddiyana bandha. Os dois bandhas são muito importantes. Não solte-os durante todas as posturas finais (não desfaça os bandhas durante as posturas de fim) – e depois também, não solte-os (depois da prática não os abandone). Mesmo depois você pode praticar os bandhas – faça-os, é isso. Pratique sempre, andando, falando, dormindo, em todas as situações você controla mulabandha. Pratique.

Alguns levam muito tempo. Um mês, dois meses, um ano, dois anos e nada. Mulabandha é muito difícil. É por isso que você precisa dedicar um longo tempo de prática a mulabandha – pratique, pratique, pratique. Coloque a sua mente nisso. Pratique e então um pouco já começa a acontecer. Este é o método do yoga. A técnica do yoga. Você quer ser um praticante de yoga – então sempre você pratica mulabandha. Quando mulabandha estiver completo, o controle da sua mente começa a vir. Sem mulabandha o controle da mente não acontece, é difícil. Isso é fato.

Trad F. Furtado