terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como tornar mais livre a Respiração Ujjayi

Meu professor disse que minha respiração Ujjayi é muito tensa. Tentei torná-la mais relaxada, mas não sei se estou fazendo direito.
— Heidi Palmqvist, Sófia, Bulgária

Tim Miller responde:

Quando feita da maneira correta, a respiração Ujjayi (cuja tradução é “vitoriosa”) deve ser ao mesmo tempo energizadora e relaxante. Nos Yoga Sutras, Patañjali sugere que a respiração seja dirga (longa) e suksma (suave, macia). O som da Ujjayi é criado ao se contrair gentilmente a abertura da garganta, a fim de se produzir uma certa resistência à passagem do ar. No momento em que o ar é gentilmente puxado para dentro na inspiração e gentilmente empurrado para fora na expiração contra tal resistência, surge um som bem modulado e calmante – algo como o barulho das ondas do mar indo e vindo na beira da praia.

O cerne do seu problema pode ser algo tão simples quanto o esforço que você exerce para fazer Ujjayi. É importante lembrar que a chave para a respiração Ujjayi é relaxamento; a ação necessária para se fazer a Ujjayi é algo que naturalmente alonga a respiração. Um pequeno esforço é requerido para produzir um som agradável, mas esforço demais produz uma respiração sôfrega e um som irritante (um som que “raspa”). Geralmente, é a inspiração que representa um desafio maior. Por isso, comece praticando com a expiração, em que há um processo natural de deixar fluir.

Para treinar a inspiração, procure produzir um som suave e agradável, que seja sem pressa e sem esforço. Minha sugestão é trabalhar a sua respiração Ujjayi em uma posição sentada de pernas cruzadas que seja bem relaxada. Imagine que você está sorvendo o ar através de um canudo. Se a sucção é muito forte, o canudo colapsa e uma enorme força é necessária para sugar qualquer coisa através dele. Uma vez que a respiração Ujjayi tenha sido dominada em uma posição sentada, o desafio passa a ser manter a mesma qualidade de respiração em sua prática de asanas.

Na sua prática, procure manter a extensão e a maciez da respiração tanto quanto possível. Quando você tiver encontrado uma base para a sua respiração Ujjayi em uma postura que não exija tanto esforço (como Adho Mukha Svanasana, por exemplo), o objetivo passa a ser manter essa qualidade de respiração ao longo de toda a prática. Alguns asanas requerem bastante esforço, o que pode fazer com que você comece a tensionar a respiração. Se você sentir que está tensionando a sua respiração, pode ser que você esteja exigindo demais de você na sua prática. Use esse feedback como um termômetro para a prática – toda vez que você começar a tensionar demais, pode ser a hora de sair da postura e relaxar.

Tim Miller estuda Ashtanga Yoga há mais de vinte anos e foi o primeiro norte-americano certificado a ensinar por Pattabhi Jois, do Ashtanga Yoga Research Institute em Mysore, Índia. Tim possui um vasto conhecimento deste sistema ancestral, empregado por ele de maneira dinâmica e cuidadosa.

Artigo traduzido do Yoga Journal.
Tradução: Fábio furtado