segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Neti – a limpeza das narinas

Promover e cultivar a limpeza interna do organismo é talvez o passo mais importante rumo a uma vida mais saudável. Isso inclui não apenas medidas desintoxicantes como também práticas de higiene diárias que qualquer pessoa pode fazer. Neste aspecto a tradição do Yoga nos oferece uma preciosa ferramenta:o processo de limpeza das narinas feito através da irrigação nasal , o Jala Neti. 
Nesta prática utilizamos um recipiente em forma de um pequeno bule chamado de Lota, geralmente feito de cerâmica, plástico ou aço inoxidável. O Jala Neti é feito com água morna e salgada mas, com a finalidade de tonificar os vasos sanguíneos da região nasal e melhorar a circulação local, pode-se utilizar eventualmente água fria. A prática é contra indicada apenas para pessoas que sofrem de hemorragias nasais frequentes. Pode ser feita por pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes e mulheres em período menstrual.  
Segundo o yoga e a medicina ayurvédica, a prática do Jala Neti é indicada para males dos seios frontais e nasais, como sinusite, enxaquecas, rinites, corizas e resfriados pois elimina o excesso de muco e toxinas que se acumulam nessa região. Favorece a saúde cerebral, proporcionando clareza, vivacidade e tranquilidade à mente aos sentidos. Equilibra prana – a força vital que entra em nosso corpo principalmente através da respiração e se concentra na cabeça, além de ajudar a sutilizar a percepção dos sentidos.

A melhor hora do dia para realizarmos Jala Neti é pela manhã, logo após o despertar. Essa prática deveria fazer parte de nossa rotina matinal diária juntamente com as eliminações matinais, a escovação da língua e a limpeza dos dentes. Entretanto, se for necessário, pode-se executar esta técnica a qualquer hora, exceto a seguir às refeições.

Benefícios: O Jala Neti remove o muco e a poluição das passagens nasais e sinus, permitindo que o ar flua sem qualquer obstrução. Ajuda a prevenir doenças da área respiratória tais como asma, pneumonia, bronquite e tuberculose pulmonar. Alivia alergias, constipações e sinusite, assim como várias desordens dos ouvidos, olhos e garganta, incluindo miopia, rinite alérgica, certos tipos de surdez, tonsilite e inflamação dos adenóides e das membranas mucosas. A respiração oral nas crianças pode ser reduzida pela prática do Jala Neti.
O Jala Neti alivia a tensão muscular facial, tiques nervosos, paralisia de Bell e ajuda o praticante a manter uma aparência jovem e fresca. Tem uma influência refrescante no cérebro e é benéfico no tratamento de epilepsia e enxaqueca. Alivia a ansiedade, raiva e depressão, remove a sonolência e faz a cabeça sentir-se mais leve.
O Jala Neti estimula várias extremidades nervosas no nariz, melhorando a atividade cerebral e a saúde geral do indivíduo. É reposto o equilíbrio entre as duas narinas e os dois hemisférios cerebrais correspondentes, induzindo um estado de harmonia e equilíbrio em todo o corpo e nos sistemas que regulam a circulação e a digestão. A prática frequente do Jala Neti ajuda a despertar o Ajna Chakra localizado na região entre as sobrancelhas. 

Referências
“Neti: Healing Secrets of Yoga and Ayurveda” de David Frawley
“Técnicas de Yoga” de Dr. M.L.Gharote
"Asana Pranayama Mudra Bandha" de Swami Satyananda Saraswati 
www.lota.com.br

Como Usar o Lota:

  1. Aqueça 500ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna;
  2. Adicione uma colher de chá rasa de sal de cozinha, preferencialmente o sal do himalaia ou marinho ;
  3. A água morna tem função vasodilatadora e o sal (cloreto de sódio), dissociando-se em cloro e sódio, age como bactericida e anti-séptico. O sal ajuda, ainda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros. A água sem o sal irrita a mucosa, causando ardência e ressecamento. Para sinusites, é opcional usar duas gotas de extrato de própolis, e, para rinites alérgicas, duas gotas de limão.
  4. Coloque a água com sal no LOTA até encher;
  5. Introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente, incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta e respire pela boca devagar;
  6. Vá inclinando o LOTA para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado;
  7. Use todo o conteúdo de um lado e assoe o nariz devagar;
  8. Repita o procedimento para o outro lado;
  9. Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar nenhum dos lados.


Como evitar os erros mais comuns:

  1. Se você estiver na pia do banheiro não olhe no espelho. Olhe para seu cotovelo que deve estar elevado.
  2. Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta, não tem problema nenhum, mas não é adequado.
  3. Não abra demais a boca para respirar, relaxe deixe apenas entre aberta.
  4. Assoe as narinas sem tampar nenhuma delas, lembre-se a água se infiltra pelos capilares e tampar as narinas pode ocasionar uma pressão no tímpano.

*veja no vídeo abaixo a demonstração desta técnica*