segunda-feira, 13 de dezembro de 2010


sugestão de leitura: AS VIRTUDES DO YOGA
Antigos ensinamentos para esta época de crise global
Autor: Georg Feuerstein São Paulo: Editora Pensamento, 2009


..."Em termos yogues, o nosso comportamento se torna virtuoso quando ampliamos a qualidade de lucidez (sattva), o que Sócrates chamava de beleza, dentro de nós. O Yoga dá seguimento a esse nobre trabalho por vários meios psicofisiológicos, em especial a meditação, mas também por meio da abstenção de pensamentos, emoções, palavras e ações negativas, e pelo incentivo consciente dos seus opostos. Desse modo, o caminho yogue abrange os dois aspectos, o treinamento mental e a disciplina ética."

.."A natureza não confere a virtude: ser bom é uma arte. O Yoga é a arte da autotranscendência e autotransformação conscientes, que promove o desenvolvimento de qualidades virtuosas"...

(Georg Feuerstein)


Este livro esclarece o que significa a moralidade e a maturidade em termos tradicionais yogues e no contexto da cultura contemporânea. Feuerstein mostra que os ensinamentos antigos do Yoga têm uma relevância singular em nossa época de crise global. Ao mesmo tempo, ele oferece uma crítica vigorosa ao movimento contemporâneo do Yoga.

Milhões de pessoas praticam Yoga pensando apenas em seus benefícios físicos, como melhorar a saúde e ter um corpo mais bonito. No entanto, o Yoga em sua essência tem muitos outros objetivos e se preocupava com aspectos fundamentais como ética. O Yoga é uma tradição espiritual comprometida com o desenvolvimento pessoal e tem como fim último a auto-transcendência. De acordo com Georg Feuerstein, é impossível ser um bom yogi ou yogini sem ser também um indivíduo moralmente maduro.

O autor do livro, Georg Feuerstein, é doutor em História da Religião, internacionamente conhecido por seus estudos sobre a tradição do Yoga. É autor da premiada "Enciclopédia de Yoga" e de várias outras obras, entre elas "A Tradição do Yoga".